Qualidade Vivida

sábado, 26 de maio de 2012

Depressão?


Que tristeza é essa que invade a nossa alma, rouba a nossa energia, arranca nossa vontade de viver? A depressão é uma doença que pode ser controlada, mas para facilitar o tratamento torna-se fundamental que ela seja identificada logo no início, antes que o estágio da ausência de "força de vontade" se instale e fixe residência - ela não pede licença e quando chega quer ficar! Quando isso acontece não temos animo para nada! O desejo que fica é tão somente o de não sair da cama, de não tomar banho, de não comer, de não falar... Quando o outro chega, chega com ele o choro em nós! É terrível. Sair desse momento é bem mais difícil do que do estágio inicial. E só é possível com ajuda de especialista. Ninguém sai de uma depressão profunda sozinho! A depressão quando não é tratada pode levar à morte.
E como identificar o estágio inicial? O primeiro sintoma para a depressão pode ser o estresse - qualquer situação nos tira do sério e brigamos sem causa aparente com as pessoas que estão no nosso campo de ação! Sabe aquele excesso de irritação e falta de paciência com as coisas do cotidiano, que parecem inofensivas?! Quando choramos por tudo: com propaganda de margarina, idoso atravessando a rua, cena de novela, amigo falando mais alto... E também brigamos por tudo e qualquer coisa... Quando temos sonolência e cansaço sem causa aparente, quando aquela vontadezinha de ficar sozinho, quietinho, no cantinho aparece e não sabemos por quê e nem de onde ela veio. Quando falta vontade de sair de casa, mas essa vontade ainda pode ser vencida, ao atendermos o chamado do amigo, mesmo que no inicio possa nos contrariar...
Beleza... Até aqui acho que muitas pessoas que vivem em Metrópoles já passaram por isso. O problema é quando não conseguimos trocar o chamado do outro e o sofá ou a cama parecem os nossos melhores companheiros. Quando não queremos ver ninguém - nem a nossa própria imagem no espelho. Quando já não temos nem mais disposição para brigar quando a nossa vontade é contrariada. Sabem aquela vontade de nada, o buraco no peito, o vazio na alma?!
Depressão é dor que aparece na alma e leva embora a nossa vontade de viver. Ela pode ou não ter causa aparente, precisa ser olhada com cuidado e tratada!
Ela é como um bicho parasita: depois que chega acha que aquela casa é dela e vai sugar da nossa morada (que é o nosso corpo) tudo o que ela pode, não adianta a famosa frase: "vamos, reaja, levante-se dessa cama..." Isso só irrita ainda mais o deprimido. E o distancia mais da possibilidade de tratamento. A depressão não é frescura! Não é doença de rico, ela pode aparecer em qualquer pessoa, de qualquer camada social! Não é falta do que fazer (embora isso possa levar à depressão)!
Você tem um amigo deprimido e deseja ajudá-lo? Esteja por perto, converse com ele sobre assuntos que você sabe que pode arrancá-lo um sorriso (o amigo sempre sabe como acionar em nós o dispositivo para nos roubar um sorriso!), busque convence-lo a procurar um terapeuta (dependendo do estágio o terapeuta encaminhará para um psiquiatra), dê carinho e atenção! O ombro amigo é o primeiro tratamento para o deprimido, mas não pode ser o único!

Nenhum comentário:

Postar um comentário