Qualidade Vivida

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sobre sonhos, trabalho e milagres...

"Que o teu orgulho e objetivo consistam em pôr no teu trabalho algo que se assemelhe a um milagre"

(Leonardo da Vinci)

Acordei com Leonardo da Vinci sussurrando no meu ouvido... Meus sonhos dessa madrugada revelaram minha alma... nem sei se seria possível alguém viver tudo o que vivi no sonho; mas, quase que invariavelmente, meus sonhos, atuais, são profundamente curiosos... viajo por lugares que talvez não existam, invento pessoas que nunca vi, crio realidades absurdas para realizar alguma coisa que me é muito querida, mas devo confessar que eles têm um componente de repetição que é adorável: a realização. Leitura do meu sonho de hoje, compartilhada com vocês a partir da frase que acordou junto comigo...
E o que é a perfeição senão a expressão mais profunda de algo que faço de melhor... Aquilo que nos coloca diante de nós mesmos como se fosse extensão nossa só pode ser entendido como algo perfeito. Colocar o nosso melhor dentro do lugar onde garantimos o alimento que entra na nossa casa e sustenta nossos filhos é sinal de sabedoria. Um campo verde, uma toalha xadrez, frutas, torradas, copos, guardanapos e tudo sob a proteção de uma gigantesca árvore frutífera não pode ser sinal de infortúnio... ao contrário... o cenário parece traduzir o milagre que se dá em mim diante da minha história - aqui e agora! Um milagre é como apontar uma lanterna acesa para o sol... luz na luz... tudo é tão claro, tão evidente que não pode ser visto de forma obvia... qual é a luz mais clara quando as duas estão apontadas uma para outra? A da lanterna ou a do sol? É isso, a grama verde que recebe o alimento saudável, sob a proteção da sombra da árvore nos afirma que estamos no caminho certo... mas o que é caminho certo? E eu continuo no simbolismo do sonho... quais são as pessoas que estão lá? quem sentou-se comigo para desfrutar daquele momento? o que tinha em volta? Como foi o dia anterior ao sonho? O movimento do inconsciente durante o sonho nos traduz o que precisamos saber... Um lugar calmo, sem ninguém exceto eu e o outro que embora esteja ao meu lado, só vejo os pés. Ele está sentado comigo desfrutando daquele momento, mas só vejo os pés... Os nossos pés, de modo geral, são o que nos promovem deslocamento... por onde eu ando? Com quem eu ando? Como eu ando? De um momento para outro este mesmo cenário está repleto de gente (não identifico quase ninguém),
a grama verdinha cede lugar a piso de cimento, por onde as pessoas passam, param, conversam, riem... e o chão... o sentido de chão... lugar que dá base, que aguenta o peso... chão de grama verde - natureza, prosperidade, acolhimento... chão de cimento - sustentação, força, aquele que aguenta muita coisa... essa mistura de todos e de ninguém... de muitos e de poucos... a mistura... o encontro... a certeza de estar no lugar certo, fazendo o que se pode fazer, sem esforço - ao contrário... com desfrute... sim, Da Vinci tinha razão... o meu trabalho é o meu maior milagre, depois das minhas filhas, que simbolizam a minha eternidade, na eternidade atemporal do tempo...

2 comentários:

  1. Eu nunca sei quando você está falando sério ou me sacaneando... Se foi sério, ótimo! Sinal que você concordou comigo. Se não, acho que o tempo mostra, a cada dia, o que eu escrevi. Parceira é isso... E amizade também! É muito bom encontrar com pessoas como você, a Cíntia, a Myriam, os Márcios, o Bruno, a Célia, o Guido, a Claudia, a Mércia, a Zéze, a Helô, o Filipe, a Vânia, a Solange,o Luiz, o André... Todos vocês representam esses pés do meu sonho... A mistura... O encontro...

    ResponderExcluir