Qualidade Vivida

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Sobre "Uma carta de Amor"

Uma carta de amor é um filme aparentemente simples, com um título piegas para alguns (tradução não literal de Message in a Bottle), que fala de três cartas jogadas ao mar, dentro de uma garrafa, cada uma delas. A primeira – e aquela que serve de alicerce para o drama – e a segunda cartas são escritas pelo personagem de Kevin Costner à Catherine, sua esposa. A última delas escrita pela Catherine e a que mais me emocionou.


O filme é lento - no tempo exato para causar em mim várias reflexões...

Quantas vezes nos entregamos aos pedidos do coração? Esse músculo tão sábio, que é capaz de comandar todo o sangue que circula pelo nosso corpo, precisa ser sutilmente identificado por todos os nossos sentidos... Minha mãe sempre me disse que eu precisava ser mais racional, agir mais com a “cabeça” e menos com o coração. Ela estava enganada! Eu sempre soube disso... Ensino as minhas filhas a serem guiadas pelo seu coração... Imaginem se ele falha?! O sangue não chega de forma adequada aos lugares que precisa chegar. Quando o cérebro não é irrigado adequadamente pelo sangue que o coração manda é sinal de colapso! Daí, comprometemos toda a nossa capacidade de racionalizar... O coração é a primeira parte do corpo que nos avisa quando estamos em perigo. Ele dispara a bombear o sangue, fazendo com que as extremidades sejam mais irrigadas, para que possamos, por exemplo, correr mais velozmente. Por conta do aumento do fluxo de sangue o nosso cérebro é capaz de entender que estamos em perigo e enviar mensagem às nossas pupilas, para que elas se dilatem e, assim, nos proporcionem um aumento no campo de visão... Como desprezar tudo isso?

A busca de Thereza pelo homem que enviou a carta na garrafa, é a busca de encontrarmos em nós a nossa capacidade de amarmos incondicionalmente, de acreditarmos que é possível o encontro com o outro!

Outra crença, comum na nossa sociedade hierárquica (que pena que ainda não vivemos nos sistemas de redes!), é a de que o amor só acontece uma vez – menos pior do que a crença platônica, por exemplo! Mas, sem querer banalizar o amor eu gosto de acreditar na possibilidade de que ele pode acontecer algumas vezes, ao longo da nossa existência! É a mensagem e a permissão que a esposa dá para ele seguir em frente, quando atira ao mar a última carta na garrafa... Ele, ao descobrir a existência dessa carta se lança com o seu veleiro, numa aventura pra lá de perigosa, mas que ele precisava viver para começar uma nova história...

Quando amamos, a vida ganha outro sentido e isso me faz descobrir que todo o resto adquire uma nova dimensão. Porém... é preciso ter cuidado! O cuidado Heideggeriano... aquele que nos protege... Não escolhemos a quem amamos – o amor é encontro e não escolha! Mas podemos escolher se esse amor é ou não bom para nós. Disso o nosso coração entende! E nos avisa... Como fez o coração do Garret (Kevin Costner) quando sentiu a forte presença de Thereza (Robin Wright) em sua vida.

Mas... nem tão simples assim e aprender a dar crédito aos sinais do coração demanda tempo e investimento afetivo! É preciso correr riscos... lançar-se ao mar... acreditar na nossa capacidade de amar tanto quanto na do outro que encontramos e, assim, torna-se possível desfrutarmos desse amor...

Um drama que merece ser visto com o coração...

Compartilho a 3ª carta, buscando ultrapassar os limites físicos, e penetrar no limite de expectativas, de confiança e lealdade...

“Para todos os navios do mar e todos os portos de abastecimento.
Para minha família e para todos os amigos e desconhecidos.
Isto é uma mensagem e uma oração.
A mensagem é que minhas viagens me ensinaram uma grande verdade.
Já tinha aquilo que todos procuram e que poucos encontram.
Aquela pessoa no mundo que nasci para amar para sempre.
Uma pessoa como eu.
Da zona de Onter Banks...
... do mistério do atlântico sul.
Uma pessoa rica em tesouros singelos que se faz aquilo que é...
Um porto que estou sempre em casa.
E não há vento ou sarilho, nem mesmo uma pequena morte, capaz de destruir esta fortaleza.
A Oração é a pedir que toda a gente encontre um amor assim e através dele, seja curado.
Se a minha oração for ouvida, toda a culpa será apagada e todos os remorsos e toda a raiva será extinta.
Por favor DEUS.
Amém!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário