Qualidade Vivida

domingo, 4 de agosto de 2013

Eu quero estar com você!

Os relacionamentos... Eles sempre me servem de inspiração! Mais do que falar sobre eles, bom mesmo é deixá-los acontecer... E eles acontecem, pode apostar! Não precisamos forçar a barra... Aliás, se forçarmos corremos o sério risco deles escaparem! Devemos acreditar na máxima de que "Pessoas ficam juntas porque querem"! E isso para mim é fato! Basta que as duas partes desejem a mesma coisa. Sempre existirão dúvidas e elas movem a relação. As certezas nos paralisam, embora uma única certeza seja necessária para que a relação se consuma: o amor - mas não a do amor dele, e sim a do que sentimos por ele. Não temos o poder de saber pelo outro... Que bom! Isso seria muito chato e tornaria qualquer relação previsível. Ser responsável pelo que sentimos já é coisa pra caramba. 
As relações hoje mudaram tanto... em especial, eu gosto dessa mudança. Mas precisamos ter muito cuidado para não deixarmos que elas se acomodem. Quando somos atentos aos nossos atos nos tornamos responsáveis por eles e isso colabora na saúde da relação. Primeira lição: não devemos impor ao outro o que cabe a nós! Ele gosta de você mas não é responsável pelo sucesso do namoro. Um namoro bacana depende 50% do movimento que cada um faz na direção do outro e juntos, os 50% somam 100%... "Amor não se cobra", mas se diz, se demonstra! Ou se ama ou não se ama - ninguém ama mais ou menos. Existe uma lenda que rodeia o imaginário dos enamorados que cobranças desgastam a relação; pode ser, depende de quais são e de como são feitas. Em minha opinião, carinho, atenção e afeto, por exemplo, podem ser checados se estiverem em déficit. Quando cuidamos da nossa convivência de par, e algo não está legal, podemos e devemos verificar o que está acontecendo de errado. A melhor maneira de fazer isso é falando de como estamos nos sentindo. Quando falamos de nós, do nosso sentimento, facilitamos o entendimento dele para a situação que está desconfortável para nós. Muitas vezes - e eu arrisco dizer que na maioria delas - estamos errados com relação ao sentimento do outro! Mal damos conta do nosso... É bom se apropriar do que você sente e trabalhar bastante a autoestima! Nada mais chato do que uma insegurança sem fundamento. O nosso maior problema é querermos corresponder à expectativa dele o tempo todo. É legal atender às expectativas do outro, mas não sempre, pois dessa forma corremos o risco de perdermos a admiração dele! Vale lembrar que se mudarmos para agrada-lo, é fato que o interesse dele acabará, pois a pessoa pela qual ele se apaixonou não era assim no início...
Ninguém controla ninguém - achar que a situação está sob controle é uma ilusão. A vida é completamente caótica para acharmos que temos o outro em nosso domínio. 
Ligue antes de dormir só para dar boa noite - mas se tiver certeza que ele está se preparando para dormir, do contrário você parecerá uma louca enciumada ! Ah! Em tempos de facebook os monstros voltam a assombrar e não deixe que as curtidas ou comentários das oportunistas de plantão atrapalhe a sua relação. Se ela existe e está saudável, aprenda a confiar! Afinal, é com você que ele está e é com você que ele se deita e faz amor! ;-)
Façam planos juntos! Mas se não derem certo, não se culpem por isso. Conversem sobre tudo, mas preservem a intimidade e o respeito. Lembre-se: vocês não são uma única pessoa. Não permita que o outro seja o seu senso de direção - tenha ideias próprias e se orgulhe delas! Surpreenda, agrade e diga "eu te amo" quantas fezes sentir vontade! Nenhuma relação acaba por isso, pode acreditar! Cuide, mas não esqueça que ele não é seu filho.
Durma na casa dele, mas lembre-se que é a casa dele e não a sua - respeitar o espaço do outro é a melhor lição para dizer a ele que o seu deve ser respeitado: princípio da empatia!
Bem, de resto... Ficar não é compromisso. Paixão nem sempre acaba em romance. Romance pode não virar namoro. Namoro pode não dar em casamento. Logo: cuidado com as expectativas - elas podem minar um encontro bacana!
E se o amor acabar, aceite. Por mais difícil que seja. A vida continua apesar dele...

Nenhum comentário:

Postar um comentário