Qualidade Vivida

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Arrependimento

"Não importa o que aconteça guarde sempre sua inocência"
(Sob o Sol da Toscana)

No meu sonho, a minha cama era lilás com lençóis verdes... Mas estava vazia! Havia um aroma delicioso no ar... Uma luz laranja invadia o quarto e refletia outras tantas cores quando batia no vidro da pentiadeira... Eu estava sentada no chão apreciando o cenário...
Algumas vezes eu me vejo em situações em que eu, definitivamente, se pudesse fazer diferente, faria! Qual o nome que damos para esse sentimento? Arrependimento? Acho que sim... E daí, o que fazer com isso, se não podemos voltar no tempo e consertar as bobagens que fizemos? Bem, não podemos mudar o que foi feito, mas podemos fazer diferente o que está por vir.
Sim! Já me arrependi de algumas coisas que fiz em minha vida e de tantas outras que deixei de fazer. Mas e daí?

Sempre que assisto o filme "Sob o Sol da Toscana" me sinto invadida por diferentes emoções. Talvez pelo fato de encontrar eco da minha vida ao longo da película; talvez pelo fato de fazer transferência com a figura da personagem principal; talvez pelo fato de que eu viva esperando que o trem passe em trilhos que eu cuidadosamente coloquei, antes mesmo de saber se haveria um trem para passar...
Estranhamente a minha torneira também está seca...
Estranhamente eu fui invadida por uma fé que eu nunca tive...
Estranhamente eu comecei a enxergar a vida através uma lente de aumento, que me fez olhar lugares que eu jamais imaginei que pudessem existir - e eles sempre estiveram ali, bem embaixo dos meus olhos...
Acho que arrependimento é dar-se conta de que existem possibilidades para eu viver, que, por alguma razão, deixei de lado. Isso não me dá o poder de fazer o tempo voltar, mas me faz encontrar caminhos que me foram impossíveis de percorrer, até aquele momento.
Acho que é isso... quando me arrependo tenho a possibilidade de pedir desculpas; ao pedir desculpas assumo as culpas pelo fracasso de tal situação. E, eu penso que se algo fracassou, vale deixá-lo pelo caminho, mas não totalmente. Primeiro preciso me perdoar pela falta de êxito e me acolher com tudo o que estou sentindo. Vale pegar a experiência que fez com que aquilo não desse certo e transformar a linha do horizonte em meta de chegada - assim não tenho possibilidade de parar de investir, o percurso será infinito. Assim estou pronta para um novo momento, sempre... Ao infinito e além...

"No que está pensando?
No que estou pensando? Que realizou o seu desejo. No dia em que procurávamos a cobra, você disse que queria um casamento aqui.
É.
E que queria que uma família morasse aqui.
É, tem razão, se realizou, eu consegui tudo o que eu queria..."



Nenhum comentário:

Postar um comentário