Qualidade Vivida

sexta-feira, 29 de março de 2013

Culpada? Não. RESPONSÁVEL!




  Pergunto, com Nietzsche: "até onde vai o caráter perspectivo" da minha presidente da República, Sra. Dilma Rousseff? De que lado ela está? Sim, porque não é o mesmo que o meu! Falo apenas por mim, pois só posso enxergar com os meus olhos... Essa cidadã, que eu elegi, é culpada? Não. Responsável! Culpados somos todos nós que a colocamos lá! Porém, é meu dever cobrar a conta que eu pago e em dia! Como nossa representante máxima na política de habitação deste país, é o mínimo que eu espero da presidente da República que tanto fala em mudança de planilha do nosso Índice de Desenvolvimento Humano.
   O meu Estado, tem uma Cidade que o mundo chama de Maravilhosa (inclusive eu, residente e domiciliada nesta Cidade) e que foi eleita para abrigar em 2013 a jornada Mundial da Juventude - um mega evento católico, onde receberemos o seu representante maior: o Papa, entre milhares de fiéis! Em 2014 seremos uma das cidades que abrigarão os jogos da Copa do Mundo e em 2016 seremos a Cidade sede das Olimpíadas. Três grandes eventos que acolherão pessoas do mundo todo! Estamos mesmo preparados para isso? Penso que enquanto estivermos construindo vias expressas, por exemplo, sem preocupação com os transportes de massa, deixaremos de fora prioridades tais como: habitação, transporte, educação, saúde... Na construção das "trans" incentivamos, veladamente, a compra de mais veículos privados, consequentemente, mais poluição, mais caos urbano de modo geral! 
   Temos competência para receber tanta gente enquanto no interior do nosso Estado, mais precisamente na Serra Fluminense, pessoas, milhares delas, estão desabrigadas em função de tragédias que são previstas? Não estamos mais sensíveis diante de desgraças como estas? Reelegemos um governador que carrega em seu currículo político tragédias recorrentes... Temos um déficit habitacional de mais de 5 milhões de casas! Os nossos representantes políticos aprovaram projetos como "Minha Casa Minha Vida", em que os prédios estão CONDENADOS! E a verba para construção do projeto aprovado, para onde foi? Sim, porque não foi usada na construção dos mesmos... Em que conta foi parar, Sra. Presidente? 
  Eu moro em uma Cidade "Maravilhosa", dentro de um Estado que possuí tantas outras cidades que estão condenadas por incompetência de governantes corruptos que locupletam às custas de desgraça alheia; parafraseando Ruth de Almeida, a "legislação ambiental não é rigorosa com os pobres. Por isso, é uma legislação assassina. Mas é Kafkiana para a classe média que não paga propina e age de acordo com a lei". Milhares de pessoas continuarão morrendo, porque simplesmente continuará a chover! É simples assim. Não consigo me conformar com tamanho descaso de governantes que são ladrões! As diferentes mídias estão voltadas para a discussão que não é da competência política, que diz respeito à Ética! Enquanto isso, num lugar nem tão distante de mim, pessoas como eu continuam habitando terras impróprias e condenadas e continuarão morrendo, porque continuará a chover! 

Créditos de construção do texto para Marcelo e Victor Barbeito.

Um comentário:

  1. .
    Cláudia, texto maravilhoso!

    Destaco o seguinte parágrafo: "O meu Estado, tem uma Cidade que o mundo chama de Maravilhosa (inclusive eu, residente e domiciliada nesta Cidade) e que foi eleita para abrigar em 2013 a jornada Mundial da Juventude - um mega evento católico, onde receberemos o seu representante maior: o Papa, entre milhares de fiéis! Em 2014 seremos uma das cidades que abrigarão os jogos da Copa do Mundo e em 2016 seremos a Cidade sede das Olimpíadas. Três grandes eventos que acolherão pessoas do mundo todo! Estamos mesmo preparados para isso? Penso que enquanto estivermos construindo vias expressas, por exemplo, sem preocupação com os transportes de massa, deixaremos de fora prioridades tais como: habitação, transporte, educação, saúde... Na construção das "trans" incentivamos, veladamente, a compra de mais veículos privados, consequentemente, mais poluição, mais caos urbano de modo geral! "

    Sim, você tem plena razão!

    E me fez lembrar de que estas obras(e outras correlatas) correm o mesmo risco de serem construídas sem a devida competência.

    Veja o caso recente do Estádio Olímpico(Engenhão) que já está com problemas sérios na parte estrutural, e também do afundamento (lembra?) de parte dos edifícios construídos para abrigar os atletas olímpicos, lá no início da Barra, e que foram vendidos à população. Claras violações das normas técnicas, por falta de fiscalização do poder público.

    O problema de Petrópolis, demais cidades do interior, e até mesmo Xerém é calamitoso!

    Mais próximo ainda: temos uma verdadeira "Etiópia" pertinho da Av Brasil. Não sei se você e seus leitores sabem, mas no Complexo da Maré ainda existem (poucas, mas existem!) palafitas. Isso: palafitas!!! Uma miséria estrondosa.

    Não há dinheiro público para muitas ações extremamente relevantes; porém, para projeção (muitas vezes desonesta) dos governantes, sempre há.

    Bjs!
    .

    ResponderExcluir