Qualidade Vivida

domingo, 10 de março de 2013

Brincadeira de criança


Em conversa fiada e afiada com amiga trocamos impressões sobre a tão badalada era virtual, em que as crianças habitam mais a tela do computador do que convivem com as pessoas que estão ao seu redor. Pois é... Como fazer para incentivar a criançada a pular corda, brincar de pique, fazer cabaninha no quarto antes de dormir, pisar na areia da praia sem sentir nervoso, mergulhar no mar sem reclamar da água salgada, patinar, pedalar... Eu só encontro uma saída: fazendo junto! Somos modelos! E se não dá pra fazer junto estimule! Criança precisa da aprovação de seus super heróis para se atirarem na aventura... Quando os pais não curtem nada disso, fica difícil convencer ao filho de que essas coisas são importantes de serem vivenciadas na infância, de que estimulam, entre muitas coisas, a criatividade e a capacidade de transgressão... Sim, estamos cheios de crianças cumpridoras de regras, bem adestradas ou de crianças sem limites, sem respeito ao próximo - isso não é transgressão é falta de educação! O transgressor precisa da regra compreendida para ir além dela!
O que acontece, de modo geral, é que as crianças acabam, por praticidade, se aventurando, sem riscos, no mundo virtual - criança preparada para ser cauda de cometa e não núcleo! Quero ver criança que seja capaz de, como disse Monteiro Lobato: "puxar fila, não seguir". As minhas crianças cresceram e eu estou na fase desejosa de netos... rsrs quero crianças correndo na minha casa, quero praia com elas, quero pular corda, me esconder em baixo da cama, fazer bolo junto (quase todas as crianças adoram aventuras pela cozinha)... depois... devolve-las para os pais! Acho que tô com saudades dos meus sobrinhos... Os três!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário