Qualidade Vivida

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Para além de mim

"Da vida nada mais quero senão emocionar-me"
(Luíz Horácio)
E assim eu começo meu dia: lendo Doralina!
Logo na orelha encontro essas palavras da epígrafe, narrando o encontro da Editora com o autor! Ali me dei conta de que não dormiria enquanto não terminasse o livro...
E eu me emocionei sucessivamente sem cessar, até a última página!

"Quando me calo é para me ouvir melhor" (pág.48)

Calei-me! Profundamente... Durante quase meia hora interrompi a discussão que gritava, e alto, em meu pensamento. Meu silêncio se fez presente na meditação! Retomei a leitura no fim da página e fui direto, até o fim do livro. Capturei uma dor que não me pertencia, mas que se fez minha no momento em que a deixei entrar. A maternidade é mais que um estado do qual algumas mulheres participam! Ela deveria ser imputada a algumas de nós -  e deveríamos prestar mais atenção ao seu chamado; em algum momento da vida ele chega para quem precisa participar dela, deixando-a transbordar através do filho. O amor que sinto por minhas filhas está para além de mim. E, um dia, quando elas receberem o chamado da maternidade saberão do que estou dizendo. Por Luíz Horácio percebi a dimensão da importância desse amor chegar a um filho, quando a este lhe é dada a oportunidade dessa condição. Em mim, senti visceralmente estas palavras que vos digo.
Engravidar é um estado fisiológico que pode acontecer, mesmo quando se está impossibilitada de gestar. Quando segurei minhas filhas nos braços pela primeira vez comecei o engravidamento delas - nove meses depois da gestação... E ele continua... Em cada passo que elas dão... Engravidar é cuidar!
Parafraseando Cristina Jones: "Com ela (Doralina) chorei a dor que um dia sentirei sem deixar de ser filha. Chorei de imaginar a possibilidade de não receber nenhuma declaração de amor, tardia ou não."




2 comentários:

  1. Minha professora.Sempre generosa. Obrigado.Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A generosidade está contida no seu texto! Eu é quem a gradeço por torná-lo público...
      Beijos

      Excluir