Qualidade Vivida

domingo, 31 de agosto de 2014

Rotina

Li, algumas vezes, que o bom escritor é aquele que encontra o momento certo para escrever, dentro da sua rotina. Hoje, atrevo-me a dizer que este momento está para além da rotina. Não é o momento certo dentro da rotina, mas a rotina adaptada ao momento certo.
Minha vida sofreu uma mudança de hábito radical depois do diagnóstico fechado de que sou portadora de Esclerose Múltipla. Meu médico orientou-me a importância de eu criar e respeitar uma rotina. Sou obediente, mesmo que para me livrar de ordens que me são inoportunas. Passei boa parte do meu percurso abominando rotinas e regras impostas. Porém, como fui atleta, aprendi a ter disciplina - o esporte exige isso de nós!
Depois dos meus 37 anos, fui me adaptando a uma nova forma de viver e tive muito êxito nisso! Mesmo com uma visão de apenas 10% de ambos os olhos, enxergava tudo que me fazia necessário para ter uma vida bacana. Depois dos 40, com a necessidade de ganhar dinheiro, precisei criar novas habilidades e que eu pudesse ter prazer em realizá-las. Nada tão simples para alguém que passou toda a vida lecionando e que nos últimos 10 anos, a disciplina era filosofia... A leitura sempre foi o meu instrumento de trabalho - gosto de dizer que a minha prática é teórica - e ela estava muitíssimo limitada agora... Foi quando me permiti escrever... Essa autorização veio de dentro. Não adiantava ouvir as pessoas me dizendo para eu fazer isso... Eu precisava acreditar que era competente para realizar tal tarefa! Tornar público um pensamento não é tão simples assim... Quando publicamos damos licença ao outro para criticar a nossa obra. E que pai gosta de ouvir crítica do seu filho? Mais um aprendizado... As críticas podem servir de caminho para nossa superação. E foi assim que encarei. Não gosto do meu segundo livro. Por isso o retirei de circulação. Sei o quanto o primeiro precisa ser melhorado. Mas o terceiro me aponta mais maturidade na minha escrita. Eis que decidi começar o quarto... E vencer mais um desafio: uma história inteira. Não mais contos partidos e isolados...
E foi assim, escrevendo e lendo que me dei conta de que escrever profissionalmente é um trabalho que exige uma rotina diferente da que eu tinha antes - hoje "estou" privilegiada com uma visão que me permite debruçar nas leituras para muito além dos 10 minutos, sem enjoos ou dores, posto que recuperei boa parte dela.  Agora, durmo por volta das cinco da manhã e acordo perto das onze. Nunca precisei dormir muito para me sentir disposta e, ultimamente, por insistir em acordar às sete horas, andava exausta! Parei e me perguntei: para quê ou quem você precisa acordar às sete horas da manhã? É isso gente! E foi respeitando esse horário que eu encontrei disponibilidade interna para escrever. Quando começo o processo criativo normalmente todos já estão dormindo... E o silêncio da madrugada ecoa como música para os meus textos... Existe um narrador dentro mim!
O meu quarto livro está nascendo e conta a história de três amigos que se separam por força da vida e se encontram por força da amizade e do amor. Meus assuntos sempre são temperados pela filosofia. Foi ela, uma das responsáveis pela minha reconstrução...
Acredito que a vida deve ser assim para qualquer atividade que realizamos: um sucessivo encontro dentro do processo criativo, com as diferentes rotinas que as profissões demandam de cada um.
Cá estou, preparando vocês para acolherem em suas vidas mais um filho meu que irá nascer em breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário