Qualidade Vivida

quinta-feira, 19 de maio de 2011

"A arte é um resumo da natureza feito pela imaginação"
(Eça de Queiroz)

Ainda menina, me vi fazendo planos com uma colega de trabalho - comecei a trabalhar aos 16 anos - sobre abrirmos uma escola "das artes"... Na nossa escola educaríamos as crianças de forma diferente... Elas aprenderiam a tocar piano, desenhar, pintar, plantar, colher, tocar violino, cantar, dançar... Na nossa escola diferente, as crianças estudariam sobre os números, nos acordes; sobre as letras, nas composições; sobre as leituras, nos desenhos; sobre a história, nas pinturas; sobre a biologia, na dança; sobre a geografia no ato de plantar e colher; sobre a amar-vos uns aos outros na composição de um coral; sobre política, na culinária... O nosso sonho era grande... Hoje, exatamente hoje, me dei conta de que o sonho que eu sonhei aos 16 anos está perto de virar realidade, de forma diferente... Tem uma escola "das artes" começando no lugar onde eu realizo sonhos... Estranha forma de eu me relacionar com as artes... eu não pinto, não desenho, não canto, não toco nenhum instrumento, apenas danço embalada pela música que toca em meus sonhos... Schopenhauer dizia que de todas as artes, a música representa a Vontade que brota da força impessoal que existe nela, pois esta consegue traduzir o "verdadeiro espírito do homem". O que eu acredito das artes é o encontro que se estabelece quando por sua ocasião o lúdico brota no trabalho... Educar através dos encontros que as artes suscitam, para mim, significa transgredir os valores impostos pela educação formal... sim... ler, escrever e contar a poesia que se instaura nos traços do desenho é registrar na alma o conhecimento necessário para realizar e potencializar a vida, em toda a sua "Vontade e Representação", sem pessimismo, no stricto sensu...

Obrigada, Luciano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário