Qualidade Vivida

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sobre alegrias, coisas e pessoas...

"A alegria não está nas coisas: está em nós."
(Goethe)

Fui surpreendida ontem com um presente inusitado: ganhei uma estrela! Isso mesmo... Um amigo me presenteou comprando uma estrela para mim e colocou o meu nome nela. O presente faz parte de um  projeto chamaso 'Pale Blue Dot' , pelas palavras do meu amigo "que apóia a análise que permitirá aos astrônomos determinar os tamanhos físicos de todos os planetas que forem descobertos no Universo, através dos esforços de pesquisa do 'Asteroseismic Kepler Science Consortium' (KASC), uma grande colaboração internacional de cientistas. O 'Pale Blue Dot' é hospedado por uma organização sem fins lucrativos (White Dwarf Research Corporation) e parte dos recursos necessários para o empreendimento são obtidos através de doações voluntárias. Em troca, a 'White Dwarf' vende (simbolicamente) uma estrela para quem desejar comprá-la! E 100% dos lucros são usados para apoiar a investigação científica.  Após a doação, o Google Earth coloca o nome na estrela para que ninguém mais possa usar outro nome".

A minha estrela é a KIC 012885373, fica na constelação de Perseus e hospeda um sistema planetário inteiro! Parafraseando o meu amigo "É uma estrela muito grande, quente e de brilho intenso".

Fiquei em contato com a minha emoção e me dei conta de que a minha alegria não estava no presente, mas em mim... sim... não seria possível o tamanho contentamento se eu não pudesse receber aquele presente tão grandioso. Quantas vezes nós jogamos fora um elogio, tipo:  "- Como você está bonita! - Imagina, são seus olhos..." ou, "- Você está tão bem! - Quem, eu? Hoje estou péssima!", ou "- Que linda a sua roupa! - Comprei na feirinha por R$1,99", ou - "Comprei para você! - Imagina, não precisava..." Essa então é terrível, além de não recebermos, desqualificamos o tempo que o outro passou pensando em nós. O que quero dizer é que quando desqualificamos o elogio, o presente, desqualificamos junto quem está a oferecê-lo. Quando alguém nos dá alguma coisa, seja lá o que for, é sinal de que somos importantes para aquela pessoa e se assim for sinal de que somos especiais! Aliás, todos nós somos especiais pelo simples fato de que existimos. A existência já consagra em nós o atributo de pessoa mais especial do mundo, para nós mesmos. Quando nos percebemos especiais conseguimos olhar o outro de forma especial, pois o olhar de alguém especial só pode derivar um olhar especial para o outro que é especial! O mundo fica tão mais gostoso de ser habitado quando conseguimos olhar o outro com ternura e afeto...
Convido-o  a receber presentes e agradecê-los pelo simples fato de alguém ter olhado para você com carinho e cuidado, qualificando a pessoa adorável que você é...
Obrigada, Reston, mais uma vez! Amei receber a estrela que está no céu, com o meu nome!

Nenhum comentário:

Postar um comentário