Qualidade Vivida

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sobre a magia da escola...

"Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males"
(Voltaire)

Saio de casa bem cedo para não pegar trânsito e aproveito para tomar o café da manhã com a Zezé... sábia colaboradora da higiene do nosso Instituto... Hoje, o assunto que nos acompanhou à mesa foi "por que alguns adolescentes não gostam de estudar?" e é sobre isso que começarei brincando... sim, brincando... porque, para mim, algumas vezes - na maioria delas -, o problema do estudante está na família a que ele pertence...

Fui uma criança que desejou ir para escola muito cedo... minha mãe conta que eu ficava agarrada nas grades do portão vendo as crianças passarem uniformizadas e eu gritava que queria ir para aquele lugar que as outras crianças iam... e eu fui... Aprendi que aquele lugar era o melhor lugar do mundo... e meus pais nunca disseram o contrário...
Nunca fui a melhor aluna da turma, embora me empenhasse bastante para ser. Eu era daquelas alunas que tinha muita dificuldade para aprender e me sentia "burrinha" quando via que a minha nota era igual a da maioria dos meus amigos e eles nem estudavam tanto... Pois é... Como eu gostava de ir para aquele lugar que me recebia tão cedo e me mandava de volta tão tarde... Estudei num colégio que dava bolsa de estudos para atletas e eu fui uma das atletas daquele lugar mágico. Chegava às 7h para o treino que ia até umas 11h e 30min., tomava banho num banheiro GIGANTE, ia para o refeitório almoçar - comida para os atletas - e depois seguia para a sala de aula... saia daquele ambiente por volta das 18h., quando a minha mãe já estava me esperando... Como eu amava tudo aquilo...
Eu acredito - enquanto educadora e mãe - que quando os pais acham a escola legal, eles passam isso para os filhos... daí, ir para o lugar legal é sempre legal... Nunca ouvi minha mãe dizer que a escola era chata... Quando minhas filhas nasceram eu me preparei para colocá-las no melhor lugar do mundo: A ESCOLA!!!! e elas foram... elas amaram tanto quanto eu a escola, que era delas - propriedade pública que se fazia privada pela posse... eta lugar público mais gostosinho... lugar onde passamos a maior parte do nosso tempo, lugar onde brincamos, fazemos amigos, aprendemos formal e informalmente coisas que são úteis e inúteis, mas todas necessárias... Como fazer para mostrar ao adolescente que ele precisa estudar?
Simples!!!! Devolva para ele a responsabilidade que é dele. Mostrando-lhe que ir para escola é legal e necessário... apresente o lado positivo disso e o acolha nas suas angústias... mas só o acolha... não roube dele a responsabilidade... isso é cruel... Quando mostramos ao adolescente que ele é o responsável pela construção da sua história e que nós - pais - somos apenas colaboradores desse percurso ele toma posse da sua vida... mas é preciso que acreditemos nele, muitas vezes, até mais do que ele mesmo... quando não acreditamos na capacidade de transgressão de nossos filhos, sinal de que não confiamos na educação que estamos dando para ele... Só é capaz de transgredir aquele que teve regras bem colocadas e discutidas na infância... só vamos além do que nos é dado como limite. O que eu quero para as minhas filhas? Que elas sejam TRANSGRESSORAS de seus próprios limites e sempre, mas sempre se sintam capazes de ir além, acolhendo cada instante do seu percurso... As regras são fundamentais para colaborar no processo de organização... neste sentido, o esporte pode ser um excelente aliado... espero que tenhamos uma vasta coletânea de pensamentos para caminharem conosco até quando for necessário...

Obrigada, mãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário