Qualidade Vivida

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Lugares misturadamente fragmentados...

"Em geral, as mães, mais que amar os filhos, amam-se nos filhos" (Nietzsche)

Não sei para o resto da humanidade, essa coisa de extensão de mim nas minhas filhas é muito séria...
Minha casa sempre foi abrigo para estudante - ela não tem a beleza estética apresentada pela mídia, mas tem a beleza do abrigo da alma do estudante. É curioso porque o espaço que eu e minhas filhas temos para estudar não são os nossos quartos, com escrivaninhas com computador, por exemplo; mas uma grande mesa, que fica na sala. Nesse lugar não temos o famoso computador, mas livros espalhados e folhas, muitas folhas de caderno... dias desses comentei com uma amiga da dificuldade de arrumar uma diarista pela "eterna bagunça" - e essa frase é a tradução mais perfeita do "eterno retorno" de Nietzsche - que fica a mesa da sala. O lugar é do tipo santuário... ali só alimentamos o corpo e a alma, nada além... os livros só cedem lugar às refeições - eles são muito cúmplices um do outro... O problema? A casa parece que está eternamente bagunçada... que diarista gosta de chegar ao final do seu dia de trabalho com a sensação de que não fez tudo direitinho - ou melhor; de que não deixou tudo arrumadinho? Arrumadinho?! Vocês podem estar se perguntando pelo computador... sim ele existe... e o usamos mais do que eu gostaria, mas ele fica em outro lugar... simbólico também... na cozinha... sim... enquanto preparamos o alimento que será servido naquela mesa, onde estão os papéis e os livros que degustamos. É na cozinha que preparamos os textos, as planilhas de custos, as listas de compras, o planejamento de estudos do vestibular... com a mesma intensidade que preparamos o alimento que cuida do nosso corpo... arroz, feijão, salada, macarrão, café, doces... Estranho isso... seguindo no simbolismo... os quartos... estes são os cobertores - no sentido literal do termo - de nós, fragmentadas... sim, nós lemos na cama... nós dormimos na cama... nós namoramos na cama... fragmentadas? Sim, lugares misturadamente fragmentados... pois é... se eu resolver contar o simbolismo dos banheiros... bem... fiquemos por aqui... Estou com vontade de reunir a minha casa toda em mim... estou na cozinha, olhando para o fogão e imaginando o que farei para o almoço, hoje, enquanto minhas filhas estão alimentando suas almas na Faculdade e no CPII...

Nenhum comentário:

Postar um comentário