Qualidade Vivida

domingo, 29 de maio de 2011

Minha casa, minha ética

Sempre que arrumo um canto da casa que está esquecido me pergunto qual o canto em mim que está relegado de mim...
A ética diz respeito ao nosso caminhar no mundo. O ser humano ético é aquele que está respeitoso dos seus valores e sabe dar conta das suas ações. A ética está em mim como ponto de partida e tem o meio em que eu vivo como ponto de referência. Já a moral está manifesta nos códigos, nos estatutos, nas religiões, nos normas de conduta, em tudo o que está pré-estabelecido e precisa ser seguido como principio de ação coletiva. A moral é coletiva como ponto de partida e singular no seu momento de chegada, posto que valida ou não a minha forma de agir no mundo.
A partir disso, quando começo a colocar em ordem um cantinho da casa que estava bagunçado ou esquecido, me dou conta de que em mim outro cantinho também está bagunçado ou esquecido... o pior não é arrumar a bagunça que está na casa que eu habito, mas me dar conta da bagunça que está na casa que habita em mim...
Gosto de dizer que a minha casa é a minha ética sempre que me refiro ao meu abrigo, e vez por outra me dou conta de que a minha ética está precisando de atenção... Na minha casa, hoje foi dia de arrumar o meu quarto e os papéis que estão dentro do móvel... simbólico, não?! qual parte de mim é o meu quarto? Acho que o meu útero... aquele que abrigou minhas filhas e foi residência delas por nove meses... hoje ele está esquecido e precisando de cuidados especiais... os papeis? O que eles significam? são os exames que constatam que eu preciso cuidar desta parte... para tudo! Hora de mergulhar na bagunça e deixar a casa em ordem... Nas minhas mãos o telefone da minha médica e na agenda a prioridade de amanhã será a marcação da consulta. E o quarto? bem, o quarto foi arrumado e preparado para receber o meu sono mais gostoso, com direito a cheirinho de lavanda nos lonçóis e música gostosa para embalar o meu sono...
Quero que o mundo lá fora se dane porque nesse momento só tem espaço para o mundo aqui dentro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário